Uma Pequena História


Hall nasceu em 1996, durante um curso de lógica de programação que ministrei no curso Técnico de Processamento de Dados no Colégio Frei Eugênio, na cidade de Uberaba MG (triângulo mineiro). Era a turma do 3º ano na época. Na verdade tudo começou com o Transbin, (TRANSforma em BINário).

O Transbin era um pequeno programa em C que fazia chamadas ao compilador Clipper 5.2 e ao seu correspondente link-editor, o Rtlink, fazendo substituições que estavam definidas em um arquivo header (algoritm.ch ou transbin.ch). Isso permitia aos alunos escreverem e executarem seus algoritmos utilizando uma sintaxe bem próxima da que era então sugerida nos livros de Algoritmos, Estruturas de Dados e Lógica de Programação. Bons resultados foram obtidos com esse programa.

Era uma boa solução mas envolvia a dependência direta ao compilador Clipper. Por outro lado, não me agradava muito ter que definir uma instrução #include "algoritm.ch" nos algoritmos dos alunos ou mesmo nas definições dos arquivos header do próprio clipper, tal como em std.ch. Decidi então escrever um interpretador o qual tem sido atualizado e melhorado até então.
Veja a página de downloads e baixe o Transbin para testar.


Tenho certeza de que colherá ótimos resultados com o interpretador Hall.

Boa Sorte !