Denominação
 
A denominação HALL é uma homenagem ao computador da nave Discovery que cruza o espaço para descobrir a origem de um instrumento que seres superiores, oriundos de outro planeta, colocaram na Terra para policiar os homens. O Discovery, um prodígio da técnica é super comandada por um computador, na verdade HAL (Heuristically-programmed ALgorithmic computer) obra prima da geração de computadores.
 
    Discovery e HAL na verdade, são personagens da Obra de Arthur Clark, 2001/Odisséia Espacial, onde o autor apresenta um quadro do futuro da humanidade, dominada pelos instrumentos da técnica que ela própria criou mas, cujo controle lhe escapa por entre os dedos, numa angustiante confusão entre realidade e futuro, tempo e espaço, inteligência e transcendência.
 
Hall também é uma homenagem a Herman Hollerith (1860-1929), funcionário do departamento de recenseamento dos EUA, criador do cartão  perfurado e mais tarde, fundador da IBM. O censo americano de 1880 demorou 7 anos para ser concluído e todo processamento foi realizado manualmente.
 
Hall, do inglês, siginifica entrada, antesala. A idéia básica é preparar você e deixá-lo a vontade naquilo que precede a programação profissional de computadores, colocando-o de frente aos vários conceitos que atualmente estão disponíveis nas linguagens de programação. Hall também significa edifício universitário e assim sendo, ele se apresenta como o primeiro andar no edifício da programação de computadores. 2001 é o ano em que a nave Discovery parte para a sua jornada.
 
 Boa Viagem !